A portinhola em alumínio é uma aliada em instalação de guarda mantimentos, entre outras estruturas para armazenamento, contribuindo para a proteção de itens e melhora da decoração.

 

O que é portinhola?

Quem ainda não tem familiaridade com esse item normalmente fica em dúvida sobre o que é portinhola. Trata-se de uma porta mais simples e de menor porte utilizada para acabamento de estruturas.

É o caso do guarda mantimentos, bem como do abrigo para gás, produtos de limpeza, ferramentas de jardinagem, entre outros. A portinhola pode ser fabricada com diferentes materiais, mas a versão mais comum é a de alumínio.

Uma curiosidade: esse tipo de acabamento para estruturas do imóvel também é conhecido como porta abrigo e como alçapão.

Portinhola
 

Benefícios da portinhola em alumínio

A portinhola de alumínio garante benefícios especiais ao imóvel e vale o investimento quando se quer montar ambientes completos e funcionais. Conheça, a seguir, o que é possível obter ao fazer esse investimento:

 

Restrição de acesso

A portinhola possibilita a restrição de acesso a áreas com equipamentos, máquinas e motores, de modo a minimizar a chance de acidentes e garantir o bom funcionamento dessas estruturas.

Existe a possibilidade de utilizá-la, por exemplo, em locais com bomba de piscina e equipamentos de gás, para restringir o acesso e funcionar como uma barreira física a agentes externos.

 

Organização da área

A portinhola tampa espaços de armazenamento de ferramentas e objetos utilizados no dia a dia, bem como de utensílios, produtos de limpeza e mantimentos, de modo a tornar a área mais organizada e visualmente agradável.

 

Resistência a danos e durabilidade

A portinhola de alumínio conta com o diferencial de ser resistente a danos e ter longa durabilidade. O motivo disso é que o alumínio não enferruja e se mantém em excelente estado por mais tempo.

 

Menos manutenção

A maior resistência e durabilidade do alumínio resultam numa menor necessidade de manutenção, podendo realizá-la em períodos mais espaçados.

Além disso, o processo de manutenção da portinhola é mais simples, resumindo-se a limpezas e cuidado com peças que garantem a abertura e fechamento.

 

Bom custo-benefício

A portinhola de alumínio ainda conta com a vantagem de ter bom custo-benefício, permitindo organizar áreas e proteger itens a um preço acessível e que compensa em curto e longo prazos.

 

Onde usar a portinhola de alumínio

Quer investir nessa opção, mas não sabe exatamente onde usar portinhola de alumínio? A aplicabilidade é vasta, tanto que a portinhola pode ser instalada em imóveis residenciais, comerciais e empresariais térreos e em edifícios.

Dá para utilizar a portinhola em isolamento de motores e máquinas, equipamentos de gás, produtos de limpeza e ferramentas de jardinagem.

Em churrasqueiras, possibilita montar compartimentos que funcionam como depósito para utensílios, carvão, entre outros materiais utilizados no preparo de carnes.

Caso o imóvel tenha sótão ou porão, a portinhola restringe o acesso a essas áreas, funcionando como uma barreira discreta, que não altera profundamente a decoração do ambiente.

Já em áreas próximas da cozinha, complementa o guarda mantimentos, protegendo alimentos. Em lavanderias, a portinhola pode ser utilizada em espaços de armazenamento de produtos químicos, dificultando o acesso por crianças e animais de estimação.

Também é uma alternativa para proteger e guardar corretamente equipamentos específicos, como registros de água, medidores de energia elétrica e itens de proteção contra incêndio.

 

Tipos de portinhola em alumínio

Os tipos de portinhola em alumínio variam de acordo com seu tamanho e sistema de abertura e fechamento. No que se refere ao tamanho, há versão pequenas, médias e grandes.

Já sobre o sistema de abertura, há portinhola de abrir e de correr. A diferença entre ambas é que a de correr precisa de um espaço maior para instalação, já que sua abertura é lateral.

Há, ainda, as portinholas clássicas, que são totalmente vedadas, assim como as venezianas, com frestas que possibilitam uma boa circulação de ar no compartimento e reduzem a possibilidade de desenvolvimento de mofo.

 

Como escolher sua portinhola em alumínio

A escolha da portinhola em alumínio perfeita depende das necessidades de seu projeto. Sempre considere o tamanho da área a ser fechada e defina se prefere um sistema de abertura tradicional ou deslizante.

Vale lembrar que se preferir o deslizante, a área deve ter espaço suficiente para instalação da folha móvel, a que será deslocada para a lateral na abertura.

Além disso, defina se prefere uma portinhola sólida ou veneziana. Também é preciso considerar outro detalhe, a estética da estrutura, se colorida ou com outro acabamento especial.

Procure sempre combinar a portinhola a com decoração já utilizada no local em que será instalada, para ter harmonia visual.

 

Comprar portinhola em alumínio

A Lapaz Esquadrias em Alumínio e Vidraçaria tem as melhores opções de portinhola para seu projeto! Nossos produtos têm qualidade superior e são super-resistentes a danos, compensando o investimento.

Entre em contato com nossa equipe, conheça nossas soluções em portinhola e outras, como a cobertura em vidro, e aproveite para solicitar um orçamento!

Soluções em Esquadrias & Vidros em Curitiba e Região

Nós gostaríamos de ouvir de você, conte-nos um pouco sobre o seu projeto!


Whatsapp